Aqui está um cão pastor, robusto e compacto, de origem australiana, que foi criado para conduzir rebanhos em longas e perigosas jornadas, até o mercado!
O Australian Cattle Dog tem como principais qualidades a perseverança, a versatilidade, a determinação e a resistência, não ladra no trabalho e, controla o gado com um mínimo de esforço.
É um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália e Canadá. De temperamento calmo, porém desconfiado com estranhos, e muito apegado ao dono e sua morada, o Australian Cattle Dog pode ser o cão ideal para guarda de propriedades rurais, visto que trata o local aonde vive como seu palácio.
Os filhotes nascem brancos, com marcações visíveis.
Também pode ser chamado de Blue Heeler, ou Red Heeler, quando aparece na variedade vermelha. A palavra HEELER refere-se à habilidade de morder o jarrete do boi.
No Brasil vem conquistando seu espaço principalmente entre os apreciadores de esportes rurais. No trabalho de Team Ropping (Laço em Dupla) e no Laço de Bezerro, estes cães são usados para conduzir os bois que sobram nas pistas.
Como o cão é muito versátil, é possível treiná-lo para outras finalidades e tê-lo, até mesmo, dentro de casa.
Infelizmente, cerca de 90 a 95% da população desta raça no Brasil não é registrada, o que torna trabalhoso o reconhecimento da raça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário